Confira no mapa as atrações da região do Polo de Ecoturismo da Cantareira e das áreas da Serra no entorno de São Paulo.
Inaugurada em 2010, a Biblioteca de São Paulo está localizada dentro do Parque da Juventude e já se sagrou como um dos mais importantes espaços de cultura da cidade. Possui uma estrutura que permite ao usuário aproveitar ao máximo o que a biblioteca oferece, com um rico acervo de livros, discos, filmes e gibis, além de ludoteca, sala de jogos eletrônicos e auditório.
Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana
Horário de Funcionamento: Consulte o atrativo
Telefone: (11) 2089-0800
O Clube de Campo da Cantareira da Associação Sabesp é uma opção de lazer, contato com a natureza e história da cidade de São Paulo. O clube é localizado em antigas instalações da Sabesp. Lá ainda é conservado uma vila de operários, um casarão (que é locável para eventos), uma ponte e a antiga estação de trem, todas datam no início do século XX. A estrutura férrea foi utilizada para a construção de reservatórios de água, que hoje são os tanques do Pesqueiro da Cantareira. A água que abastece esses tanques é proveniente de uma queda d’água e é possível, mediante a pagamento a parte, visitá-la após uma curta caminhada.
Endereço: Avenida Luís Carlos Gentile de Laet, 2500 - Tremembé
Horário de Funcionamento: Consulte o atrativo
Telefone: (11) 3147-5955 / 2952-9002
http://www.associacaosabesp.com.br/pages/clube-de-campo-da-cantareira
A Estação de Tratamento do Guaraú da Sabesp é um atrativo técnico-científico que se relaciona a todo o complexo da Cantareira de tratamento e distribuição de água. O espaço é visitável, através de agendamento de um grupo de no mínimo vinte pessoas, em um passeio que leva até duas horas. Nele é possível conhecer o processo de tratamento da água para torná-la potável.
Endereço: Estrada de Santa Inês, km2 - Mandaqui
Horário de Funcionamento: Consulte o atrativo
Telefone: 0800-0119911
http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=118
Inaugurada em 1914, a Estrada de Ferro Perus-Pirapora foi uma importante linha de transporte de passageiros, cal e outros minérios na Zona Norte de São Paulo. Mantida pelo Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural (IFPPC), a estação se encontra no meio da área preservada no Parque Anhanguera. Os 15 km de linha de ferro cortam parte da Mata Atlântica e um passeio de Maria Fumaça é feito em locomotivas do início do século passado, devidamente restauradas. A visita acontece mediante agendamento, ou quando há eventos.
Endereço: Estrada Mineradora Pedrix, s/n - Perus
Horário de Funcionamento: Consulte o atrativo
Telefone: (11) 98389-2558
https://efperuspirapora.blogspot.com/
Ocupando uma área de 150m² e com uma coleção de mais de 30 mil itens, o Museu de Odontologia de São Paulo Doutor Elias Rosenthal celebra a história da odontologia no país. Conta com instrumentos antigos, datados do século XVIII, XV, XIV, e até do século I. É reconhecido pelo MEC por sua importância para a educação e cultura paulistana.
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 547 - Santana
Horário de Funcionamento: Consulte o atrativo
Telefone: (11) 2223-2373
O Museu Acadêmico é parte da Academia Barro Branco da Policia Militar e preserva a história da instituição. Uma de suas peças de acervo é a chave do Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32, o Obelisco do Ibirapuera. O museu está fechado para reformas.
Endereço: Avenida Água Fria, 1923 - Tucuruvi
Horário de Funcionamento: Consulte o atrativo
Telefone: (11) 2997-7000
O Museu do Jaçanã é um museu comunitário, fundado em 1983 por Sylvio Bittencourt. Tem como objetivo preservar a memória do bairro e se relaciona diretamente com a sua música símbolo, “O Trem das Onze” de Adoniran Barbosa.
Endereço: Rua Benjamin Pereira, 1021 - Jaçanã
Horário de Funcionamento: Consulte o atrativo
Telefone: (11) 2249-4421
https://museumemoriadojacana.wixsite.com/museudojacana
No coração do Horto está o Museu Florestal Octávio Vecchi. Construído durante a década de 1920 e inaugurado em 1931, foi idealizado pelo então diretor do Serviço Florestal Octávio Vecchi, que já naquela época expressava preocupações em preservar o meio ambiente. O museu possui acervo com diversas peças relacionadas à madeira que era extraída na região da Cantareira, como peças em charão (técnica japonesa de verniz natural), xilogravura e móveis, além dos entalhes botânicos, esculpidos pelos artistas Antônio Oppido e Antônio Alves em peças que representam fielmente espécimes da flora diretamente na madeira. Há também uma coleção de espécimes de borboletas, coletadas pelo próprio Vecchi. Ao lado do edifício se encontra o marco do Trópico de Capricórnio.
Endereço: Rua do Horto, 931 - Mandaqui
Horário de Funcionamento: Consulte o atrativo
Telefone: (11) 2231-8555
https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/
Um dos núcleos do Parque Estadual da Cantareira, importante área de conservação reconhecida como Resrva da Biosfera pela Unesco, localizados na cidade de São Paulo é o Engordador. A origem para esse nome é que a presença de diversos córregos na região “engordavam” o rio, mais tarde batizado de Engordador. Parte da história de São Paulo se encontra neste parque, pois o primeiro sistema de abastecimento de água da cidade foi construído no local. É possível visitar uma das primeiras represas e reservatório de água da cidade e a Casa de Bombas, um sistema de bombeamento hídrico e geração de eletricidade construído no final do século XIX e que hoje é tombado pelo CONDEPHAAT. Além de uma área para piquenique, é possível desbravar algumas trilhas: a Trilha do Macuco, mais leve; a Trilha da Cachoeira, mais longa e pesada, mas compensa, pois, é possível visitar até três cachoeiras; e para os amantes de ciclismo, a Trilha da Mountain Bike.
Endereço: Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, 19100 - Tremembé
Horário de Funcionamento: Consulte o atrativo
Telefone: (11) 2995-3254
https://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/parques-e-reservas-naturais/parque-estadual-da-cantareira
Inaugurado em 1989, o Núcleo Pedra Grande foi o primeiro dos núcleos do Parque Estadual da Cantareira a ser aberto ao público. Possui três trilhas: a Trilha das Figueiras, bem suave e levemente íngreme; a Trilha da Bica, um pouco mais extensa e termina em uma pequena bacia hidrográfica; e a principal, a Trilha da Pedra Grande, que leva até a formação geológica que dá nome ao núcleo: uma rocha que é um mirante natural e possibilita uma vista espetacular de toda a Zona Norte. Esta trilha é a mais longa e íngreme e percorre uma antiga estrada pavimentada. O núcleo ainda possui um anfiteatro e um espaço para exposições. O Parque Estadual da Cantareira é uma importante área de conservação da cidade de São Paulo, reconhecida como Reserva da Biosfera pela Unesco.
Endereço: Rua do Horto, 1799 - Mandaqui
Horário de Funcionamento: Consulte o atrativo
Telefone: (11) 2203-0115
https://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/parques-e-reservas-naturais/parque-estadual-da-cantareira
O Anhanguera é o maior parque municipal de São Paulo, com 9,5 milhões de metros quadrados. Ao longo de toda essa extensão, o local oferece quadras poliesportivas, campos de futebol, ciclovia, pistas para caminhadas, um aquário de carpas e um orquidário. E além das áreas de lazer, o Anhanguera também preserva parte da Mata Atlântica em seu território, com centenas de espécies da fauna e flora nativa desse rico bioma, o que o leva a ser objeto de pesquisa por cientistas. Dentro de suas dependências também há um hospital veterinário para animais silvestres.
Endereço: Avenida Fortunata Tadiello Natucci, 1000 - Anhanguera
Horário de Funcionamento: Consulte o atrativo
Telefone: (11) 3917-2406
O Horto Florestal está localizado ao lado do Parque Estadual da Cantareira e compõe parte da grande mancha verde do Polo de Ecoturismo da Cantareira. São 1,740 milhão de m² de muita área verde e equipamentos de lazer e esporte, como quadras, campos, pista de cooper, playground, área de piquenique e equipamentos de ginástica. Edifícios históricos também compõem o parque, como o antigo Palácio de Verão do Governo do Estado e o Museu Florestal. É possível, também, contemplar lagos onde animais tomam sol. Se bater a sede, há bicas de água fresquinha. A riqueza da fauna e flora é inigualável, com plantas nativas da Mata Atlântica (como jatobá, ipê amarelo e pau-brasil) e exóticas (como o eucalipto), animais como os macacos-prego, tucanos, gambás e garças.
Endereço: Rua do Horto, 931 - Mandaqui
Horário de Funcionamento: Consulte o atrativo
Telefone: (11) 2231-8555
https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/cpp/pe-alberto-lofgren/
O Parque Estadual do Jaraguá é uma importante área de preservação, reconhecida pelo CONDEPHAAT e UNESCO como reserva da biosfera. Um dos destaques que o compõe é o Pico do Jaraguá. Em seu mirante, em uma altitude de 1.135 metros, é possível observar praticamente toda a cidade e imediações. Há dois caminhos para se chegar ao cume: pela Estrada Turística do Jaraguá (pavimentada, sendo possível subir de carro, bike ou a pé) e pela Trilha do Pai Zé, que é mais desafiadora. Além da contemplação da vista, há muito o que se fazer no parque, como quadras, pista de skate e trilhas menores, como a Trilha do Silêncio, uma das únicas especialmente desenvolvida para pessoas com deficiência. O parque também guarda parte da história paulistana, como o casarão do bandeirante Afonso Sardinha, que data do final do século XVI, época em que se explorava o ouro da montanha.
Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Jaraguá
Horário de Funcionamento: Consulte o atrativo
Telefone: (11) 3943-5222 / 3941-2162
https://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/parques-e-reservas-naturais/parque-estadual-do-jaragua
O Pesqueiro Cantareira está localizado no dentro do Clube de Campo da Cantareira da Associação Sabesp. Os tanques são parte de um antigo reservatório de água da cidade. É um espaço para curtir e relaxar com a família durante todo o dia.
Endereço: Rua Luis Carlos Gentile de Laert, 2500 - Tremembé
Horário de Funcionamento: Consulte o atrativo
Telefone: (11) 2204-7754
https://pt-br.facebook.com/pages/category/Sports---Recreation/Pesqueiro-Cantareira-449066201842381
O Sítio Morrinhos, parte do Museu da Cidade de São Paulo, é um importante patrimônio arqueológico e arquitetônico municipal. A casa sede data do início do século XVIII, sendo a verga do portal principal de 1702. Outras construções são mais recentes, sendo as mais novas do início do século XX. É sede do Centro de Arqueologia de São Paulo, vinculado ao Patrimônio Histórico. É tombado pelo CONDEPHAAT e pelo CONPRESP.
Endereço: Rua Santo Anselmo, 102 - Casa Verde
Horário de Funcionamento: Consulte o atrativo
Telefone: (11) 2236-6121
http://www.museudacidade.prefeitura.sp.gov.br/sobre-mcsp/sitio-morrinhos/
Gostaria de sugerir a inclusão de um atrativo? Envie um e-mail para [email protected]